segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Radicais ou Racionais?


Quando se trata de servir ao Reino, não há conjecturas ou concessões.

A ordem a ser seguida é uma só: obedeça. Em I Samuel 15: 1- 9, lemos: " Disse Samuel a Saul: Enviou-me o Senhor a ungir-te rei sobre o seu povo, sobre Israel; ouve, pois, agora as palavras do Senhor. Assim diz o Senhor dos exércitos: Castigarei a Amaleque por aquilo que fez a Israel quando se lhe opôs no caminho, ao subir ele do Egito. Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos. Então Saul convocou o povo, e os contou em Telaim, duzentos mil homens de infantaria, e mais dez mil dos de Judá. Chegando, pois, Saul à cidade de Amaleque, pôs uma emboscada no vale. disse Saul aos queneus: Ide, retirai-vos, saí do meio dos amalequitas, para que eu não vos destrua juntamente com eles; porque vós usastes de misericórdia com todos os filhos de Israel, quando subiram do Egito. Retiraram-se, pois, os queneus do meio dos amalequitas. Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito. E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada. Mas Saul e o povo pouparam a Agague, como também ao melhor das ovelhas, dos bois, e dos animais engordados, e aos cordeiros, e a tudo o que era bom, e não os quiseram destruir totalmente; porém a tudo o que era vil e desprezível destruíram totalmente".

Os amalequitas eram uma tribo nômade feroz. Eles matavam por prazer e viviam do roubo. Era um povo corrupto ao extremo. Em Êxodo 17: 8-16, lemos que os amalequitas se opuseram a Israel quando saiam do Egito rumo à Terra Prometida. Por isso, o Senhor promete destruí-los, "riscar a memória de Amaleque de debaixo dos céus" ( v 14). No texto de I Samuel 15, Deus manda que Saul elimine toda a tribo dos amalequitas e tudo o que eles possuíam . Que coisa radical, não?! Saul deveria matar homens, mulheres, crianças, e até os animais! Não havia espaço para conjecturas, concessões, tipo: "E se?..." Podemos dizer que o Senhor tornou-se inimigo mortal de Amaleque. Assim como os amalequitas se opuseram no caminho de Israel à Terra Prometida, o mundo e seu sistema pecaminoso e egoísta se opõem a nós na nossa caminhada para o céu. O Reino de Deus é o extremo oposto do mundanismo. O sistema do mundo diz que as pessoas devem olhar para si mesmas e cuidar dos seus próprios interesses. Entretanto, Jesus diz na Sua Palavra que devemos amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como amamos a nós mesmos, e colocar o Reino de Deus como prioridade em nossas vidas. De acordo com o mundo, o sistema, devemos cuidar da nossa satisfação pessoal. No Reino de Deus, devemos ter os outros como superiores a nós mesmos. O mundo hiper valoriza e cultua a boa aparência física, enquanto Deus olha o coração. No mundo, os ricos e poderosos é quem são bem aceitos pela sociedade. No Reino de Deus, os pobres são bem-aventurados! No Reino de Deus, tudo se opõe ao sistema mundano. O mundo não entende o evangelho do Reino, pois para ele é loucura. Mas, como diria o apóstolo Paulo, para nós, os que cremos, é salvação! Aleluia! Não há o que negociar. Deus não convive com o pecado. Não há comunhão entre luz e trevas. Não existe concordância entre Deus e o sistema do mundo. A quem vamos seguir? O mundo e seu pernicioso sistema? Ou ao Reino e tudo o que lhe diz respeito? A escolha é nossa. E quando se trata de servir a Jesus e ao Seu Reino, não há meio termo. É ser mesmo radical. Como deveria ter sido Saul no cumprimento da ordem de Deus para com os amalequitas.

Deus abençoe.


Prof Josué Cabral

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Feliz Natal



A todos os amigos e colaboradores que no ano de 2009 estiveram presente, meu muito obrigado e que o ano novo seja repleto de realizações.


Grande abraço a todos.

Prof Josué Cabral
NTE/Aquidauana


terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Matricula Digital 2010

O Governo do Estado inicia, a partir de hoje ( 01/12/2009), o período de matrículas para alunos interessados em ingressarem na rede estadual de ensino nas escolas dos municípios de Aquidauana e Anastácio.
As novas matrículas serão realizadas através do endereço eletrônico www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br.
O processo de matrícula está dividido em duas etapas, que acontecerão em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Os alunos que já estudam na rede estadual de ensino, deverão confirmar e renovar a matrícula entre os dias 25 de novembro a 06 de janeiro de 2010. A outra etapa são as matrículas novas, iniciam no dia 01 de dezembro.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, a matrícula digital facilita a quantificação das vagas e a padronização das matrículas. “A matrícula digital permite ao aluno a escolha de três opções de vagas (escola), sendo que a primeira é a prioridade. Alunos com necessidades especiais terão prioridade” afirmou a secretária de Educação.
Matrículas novas - O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga de qualquer computador conectado a internet seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais de matrícula dos municípios, o aluno poderá requerer a vaga. O acesso levará ao programa Matricula Digital. Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. O candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga.
O programa Matrícula Digital existe em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas e, neste ano, estará também em Coxim e Terenos.
Por meio da Matrícula digital, serão atendidos 160.336 alunos em 162 escolas, correspondendo a 56% das matriculas da Rede Estadual de Ensino. Nos demais municípios o procedimento será o convencional.
A matricula digital facilitará a escolha da escola; os critérios são uniformes; oferece informações para o planejamento da rede; evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e oferece à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. A rede estadual de ensino estará oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.

CRONOGRAMA NOS MUNICÍPIOS DE AQUIDAUANA e ANASTÁCIO

Confirmação de permanência e matrículas:Alunos que irão permanecer na mesma escola em 2010 do dia 25/11/2009 a 06/01/2010.(Cronograma de alunos aprovados e reprovados a critério de cada escola)
Inscrição para alunos que pretendem mudar de escola e alunos novos:
1ª Pré- matrícula: 01/12/2009 a 08/01/2010
2ª Pré- matrícula: 10/01/2010 a 29/01/2010
Designação
1ª designação 10/01/2010
2ª designação: 31/01/2010
Matrícula
1ª matrícula: 11/01/2010 a 15/01/2010
2ª matrícula: 01/02/2010 a 05/02/2010
Início do ano letivo de 2010 : 08/02/2010.

Maiores Informações pelo telefone: 3241 1061 ou e-mail mdg_aquidauana@sed.ms.gov.br

Prof Josué Cabral
Núcleo de Tecnologia Educacional
Central de Matriculas

Estado terá nove escolas de ensino médio integral em 2010








Nove escolas estaduais devem oferecer o ensino médio em período integral em 2010. A ação será possível através de uma parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), com o Ministério da Educação (MEC), na implantação do Programa Ensino Médio Inovador.
A Capital já conta com a única escola estadual com ensino médio integral em Mato Grosso do Sul – a Amélio de Carvalho Baís, que funciona integralmente com recursos do Estado. Além desta, outra será implantada em Campo Grande; as outras sete ficarão nos municípios de Anastácio, Anaurilândia, Camapuã, Cassilândia, Coxim, Fátima do Sul e Nova Andradina.
Com o ensino médio em período integral, o governo do Estado investe na melhoria da qualidade de ensino por meio de inovações curriculares e metodologias diversificadas nas áreas do conhecimento. O ensino nestas escolas será fundamentado em bases científicas, tecnológicas e culturais. Estudantes matriculados nas escolas de ensino integral terão um aumento na carga horária para, no mínimo três mil horas, com 20% desta carga horária voltada para disciplinas optativas dentro do currículo.
A primeira
A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís começou a oferecer o ensino médio integral a partir deste ano, atendendo 195 alunos. A iniciativa da SED priorizou este nível de ensino para que os alunos da rede estadual pudessem competir em vestibulares e no mercado de trabalho com outros estudantes.
Nesta escola, os alunos têm aulas regulares no período normal e no contraturno recebem fortalecimento das disciplinas. Por exemplo, de manhã têm aula de química e à tarde, fortalecimento em química. Os estudantes do terceiro ano fazem cursinho no período da tarde, para assim formar alunos ainda mais competitivos para o mercado de trabalho e para os vestibulares. Além do reforço nas matérias escolares, no contraturno dessas escolas são ofereidas ainda atividades como esporte, dança e outros cursos.
Com a expansão desta modalidade de ensino nas escolas da rede estadual, a Amélio de Carvalho Baís deve passar a atender cerca de 350 alunos a partir do próximo ano.
Veja a lista de Escolas Estaduais que passam a ter o ensino médio em período integral em 2010:
EE Roberto Scaff – Anastácio
EE Guaicuru – Anaurilândia
EE Abadia Faustino Inácio – Camapuã
EE Manoel Bonifácio – Campo Grande
EE Amélio de Carvalho Baís – Campo Grande
EE Hermelina Barbosa Leal – Cassilândia
EE Viriato Bandeira – Coxim
EE Vila Brasil – Fátima do Sul
EE Austrílio Capilé de Castro – Nova Andradina