quinta-feira, 24 de junho de 2010

9ª Oficina Para Inclusão Digital em Brasilia

De que forma a informática e as redes de comunicação online podem influenciar no desenvolvimento social e econômico do Brasil? O que é preciso fazer para ampliar o acesso da população a essa tecnologia? O país está preparado para entrar numa nova era digital? Essas e outras questões foram discutidas desde terça-feira, 22, na 9ª Oficina para Inclusão Digital, no Centro de Eventos e Treinamentos da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CET/CNTC), em Brasília.

Do dia 22 até quinta-feira, 24, mais de 1,2 mil pessoas, entre monitores de telecentros, representantes de instituições de apoio à inclusão digital, gestores de projetos governamentais e privados, profissionais, estudantes e pesquisadores da área vão discutir os principais temas e desafios da atualidade numa área vital para o desenvolvimento sócio-econômico do Brasil.

Foram realizados debates sobre o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), Marco Civil da Internet, lixo eletrônico, telecentros e oficinas sobre acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, planejamento de projetos comunitários, animação em 3D, vídeos livres, entre outros temas. Durante três dias, os participantes debaterm estratégias que resultaram em propostas de políticas públicas e de diretrizes de acesso e uso das tecnologias digitais, tendo como eixo fundamental a promoção de ações concretas para a inclusão social.

O evento também fez um balanço sobre as políticas públicas implantadas na área nos últimos 10 anos. O assunto foi abordado na plenária “Inclusão Digital no Brasil: 10 anos de políticas públicas. O que mudou?”, marcada para hoje, quinta-feira, 24, às 14h20. O debate vai contar com a presença do coordenador dos programas de inclusão digital da Presidência da República, Cezar Alvarez, e será moderado pelo coordenador de Inclusão Digital do Projeto Saúde & Arte, Paulo Lima.

Telecentros – Durante a oficina, foi assinados os primeiros termos de cooperação técnica entre o Governo Federal e as instituições selecionadas pelo Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades - Telecentros.BR. O edital de seleção foi aberto em fevereiro deste ano. Foram inscritas 1.071 propostas, com abrangência de 14.925 telecentros, entre novos e em funcionamento. Desse total, foram selecionadas 63 propostas, que preveem apoio a 3.514 telecentros em funcionamento e 6.508 novos, dos quais três mil devem abrir as portas para a população ainda em 2010.

A 9ª Oficina para Inclusão Digital é organizada pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (SLTI/MP), em conjunto com o Comitê Técnico de Inclusão Digital do Governo Federal, atualmente coordenado pela Dataprev, e pelas instituições Sampa.org, RITS (Rede de Informações para o Terceiro Setor), Cidadania Digital, Coletivo Digital, Projeto Saúde & Alegria e IPSO (Instituto de Pesquisas e Projetos Sociais e Tecnológicos).
Mato Grosso do Sul contou com a participação de 3 representantes: O Prof Josué Cabral, Diretor do Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana e os Multiplicadores Valdir do NTE Corumbá e Marcos Alexandre representando o NTE Nova Andradina.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Abertas as inscrições do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores 2010

Estão abertas até o dia 2 de julho as inscrições para a 5ª edição do Prêmio Microsoft Educadores Inovadores. O prêmio tem o intuito de valorizar e reconhecer os melhores projetos educacionais desenvolvidos por professores brasileiros que utilizam tecnologia em processos de ensino e aprendizagem. Para os profissionais de educação que quiserem concorrer, acesse o site www.educadoresinovadores.com.br e siga as instruções.

Para o prêmio, foram oferecidas duas categorias. Na primeira, que é ensino básico, está permitida a inscrição de duplas de educadores e gestores da Rede Pública de Ensino independente da sua área de atuação, ou órgãos e instituições educacionais. Dentro da categoria, serão premiadas três categorias: Inovação em comunidade, colaboração e conteúdo.

Já na categoria ensino técnico, podem se inscrever individualmente educadores que lecionem disciplinas relacionadas à Tecnologia da Informação em escolas técnicas públicas. Todos os projetos finalistas nas categorias de Ensino Básico estarão automaticamente concorrendo na categoria Educador Inovador, cuja votação para escolha dos finalistas contará novamente com o voto popular online.

Premiação

De acordo com a Educadores Inovadores, a premiação conta com três etapas. Até o dia 19 de julho, 12 projetos serão escolhidos e participarão da etapa nacional do prêmio, que será realizada em São Paulo no mês de agosto. Aqueles que apresentarem os melhores trabalhos serão premiados com um Notebook contendo o sistema operacional Microsoft Windows e o pacote de aplicativos Office.

Após a etapa nacional, os responsáveis pelos projetos vencedores nas categorias destinadas à educação básica concorrerão com seus trabalhos no Fórum Regional da Microsoft, que será realizado em algum país da América Latina. Os classificados nessa etapa irão participar do Microsoft Worldwide Innovative Teachers Forum que, esse ano, será realizado na África do Sul.

Em 2009, o Fórum Mundial foi sediado pela primeira vez no Brasil, em Salvador (BA), e premiou dois educadores brasileiros: o professor Lucrécio Filho de Oliveira, de Formoso do Araguaia (TO) e o educador Alex Vieira dos Santos. Na etapa nacional da premiação foram recebidos mais de 700 trabalhos. 

Para acompanhar as novidades do prêmio, confira: www.educadoresinovadores.com.br
Fonte: www.noticias.ms.gov.br

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Encontro Regional do Proinfo Integrado/2010

Prof Josue Cabral com o Diretor do Proinfo Dermeval

Nos dias 7 e 8 de junho foi realizado em Brasília no Hotel St. Peter o Encontro Regional do Proinfo Integrado/ 2010 com os Estados das Regiões Centro Oeste e Norte.
O Evento contou com a participação da Diretoria Nacional do Programa no MEC e reuniu as Coordenações Estaduais, Undimes e representantes dos NTEs.
Foram dois dias de Palestras, apresentações, exposições e reuniões mostrando as ações desenvolvidas nos Estados e Planejando a continuidade do Programa.
O Professor Josué Cabral, representou o Núcleo de Tecnologia de Aquidauana e integrou a comitiva do Mato Grosso do Sul.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O PROFESSOR ESTÁ SEMPRE ERRADO

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
É jovem, não tem experiência.
É velho, está superado.
Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Fala em voz alta, vive gritando.
Fala em tom normal, ninguém escuta.
Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Precisa faltar, é um 'turista'.
Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Não conversa, é um desligado.
Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Não brinca com a turma, é um chato.
Chama a atenção, é um grosso.
Não chama a atenção, não sabe se impor.
A prova é longa, não dá tempo.
A prova é curta, tira as chances do aluno.
Escreve muito, não explica.
Explica muito, o caderno não tem nada.
Fala corretamente, ninguém entende.
Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Exige, é rude.
Elogia, é debochado.
O aluno é reprovado, é perseguição.
O aluno é aprovado, deu 'mole'.
É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui, agradeça a ele!

Jô Soares