Vivemos a era das novas tecnologias. A cada dia conhecemos novas mídias que são incorporadas ao nosso cotidiano.
Diante dessa realidade a escola não pode de maneira nenhuma se abster dessa dinâmica e o processo de ensino deve acompanhar esses avanços adaptando-se as novas linguagens tecnologicas e a outros meios de se criar condição de conhecimento.
É nessa perspectiva que o cinema e o vídeo (DVD), figuram entre essas mídias como opção de um poderoso instrumento de apoio pedagógico em todos os níveis de ensino e para vários conhecimentos.
Notadamente o vídeo explora basicamente o ver. Nos mostra pessoas, cenários, cores, relações espaciais com imagens dinâmicas, muitos movimentos, alem de músicas diversas associadas às cenas que nos prende ao seu enredo do inicio ao fim. Leva-nos a uma comunicação sensorial - sinestésica, iniciando pelo sensorial, passando pelo emocional e intuitivo para atingir posteriormente o racional.
Porém, apesar do seu grande valor pedagógico não podemos utilizar um filme no cinema ou um vídeo na escola se não for de uma forma coerente e planejada. Temos que nos atentar as estratégias de aprendizado a serem utilizadas, para que essa valiosa ferramenta leve de fato o educando a produzir um conhecimento real e conseqüentemente uma mudança nas suas práticas cotidianas.
Algumas propostas para uma boa utilização dos vídeos em sala de aula são:
- Introduzir um novo assunto
- Ilustrar uma fala, mostrando e compondo um cenário desconhecido do aluno.
- Simulando conhecimentos e experimentos de uma determinada disciplina.
- Como próprio conteúdo de Ensino.
Além disso, ressalto a grande importância de se fomentar projetos de produção com vídeo. Os alunos de uma forma geral e sem distinção gostam muito de fazer seus próprios vídeos e postar nos sites de relacionamentos. Essa prática generalizada fora da escola deve ser usada e incentivada pelos professores como forma de produção educacional. A construção de pequenos vídeos tem uma dimensão imensurável, pois é moderna e lúdica. Torna-se uma experiência agradável, envolvente e única.
Podem ser feitos dentro de uma determinada disciplina ou mesmo por um projeto mais apurado e interdisciplinar.
Enfim, o trabalho com vídeo – cinema, poderá levar os alunos e professores a construir seus conhecimentos, além de apropriar-se na escola de tecnologias usadas em seu dia a dia para levar a uma aprendizagem plena.
Diante dessa realidade a escola não pode de maneira nenhuma se abster dessa dinâmica e o processo de ensino deve acompanhar esses avanços adaptando-se as novas linguagens tecnologicas e a outros meios de se criar condição de conhecimento.
É nessa perspectiva que o cinema e o vídeo (DVD), figuram entre essas mídias como opção de um poderoso instrumento de apoio pedagógico em todos os níveis de ensino e para vários conhecimentos.
Notadamente o vídeo explora basicamente o ver. Nos mostra pessoas, cenários, cores, relações espaciais com imagens dinâmicas, muitos movimentos, alem de músicas diversas associadas às cenas que nos prende ao seu enredo do inicio ao fim. Leva-nos a uma comunicação sensorial - sinestésica, iniciando pelo sensorial, passando pelo emocional e intuitivo para atingir posteriormente o racional.
Porém, apesar do seu grande valor pedagógico não podemos utilizar um filme no cinema ou um vídeo na escola se não for de uma forma coerente e planejada. Temos que nos atentar as estratégias de aprendizado a serem utilizadas, para que essa valiosa ferramenta leve de fato o educando a produzir um conhecimento real e conseqüentemente uma mudança nas suas práticas cotidianas.
Algumas propostas para uma boa utilização dos vídeos em sala de aula são:
- Introduzir um novo assunto
- Ilustrar uma fala, mostrando e compondo um cenário desconhecido do aluno.
- Simulando conhecimentos e experimentos de uma determinada disciplina.
- Como próprio conteúdo de Ensino.
Além disso, ressalto a grande importância de se fomentar projetos de produção com vídeo. Os alunos de uma forma geral e sem distinção gostam muito de fazer seus próprios vídeos e postar nos sites de relacionamentos. Essa prática generalizada fora da escola deve ser usada e incentivada pelos professores como forma de produção educacional. A construção de pequenos vídeos tem uma dimensão imensurável, pois é moderna e lúdica. Torna-se uma experiência agradável, envolvente e única.
Podem ser feitos dentro de uma determinada disciplina ou mesmo por um projeto mais apurado e interdisciplinar.
Enfim, o trabalho com vídeo – cinema, poderá levar os alunos e professores a construir seus conhecimentos, além de apropriar-se na escola de tecnologias usadas em seu dia a dia para levar a uma aprendizagem plena.
Texto extraido material postado pelo Prof Josué Cabral no curso de Especialização em Tecnologias em Educação - PUC-Rio 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário