quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Leitura x Letramento no Pisa

É notória a grande dificuldade de nossos alunos se apropriarem de forma integral da leitura e escrita. Além disso, não são capazes de criarem textos coerentes, bem como usar seus conhecimentos de leitura nas diversas situações exigidas no cotidiano.
Com vista a levantar a dificuldades e situações de proficiência a leitura encontrada pelos jovens dos mais vários paises, foi criada uma avaliação Internacional, adotada pelo Brasil, denominada Pisa.
O Pisa avalia a capacidade de jovens usarem seus conhecimentos e habilidades para enfrentar os desafios da vida em sociedade e descreve, em uma matriz de referência, conhecimentos associados a habilidades que transpõem em escalas de níveis de leitura, ou de letramento, estabelecendo relações diferenciadas com o texto escrito, abrangendo informações específicas de compreensão, interpretação e de reflexão.
As provas de leitura são divididas em três sub escalas e em cinco níveis de proficiência, a saber:
Nível 1: Os alunos desse nível devem localizar informações explicitas em um texto, reconhecer o tema principal e a proposta do autor.
Nível 2 : Inferir informações em um texto, reconhecer a idéia principal, compreender relações, construir sentido e conexões entre o texto e outros conhecimentos pessoais.
Nível 3: Localizar e reconhecer relações entre informações de um texto. Integrar e ordenar varias partes para identificar a idéia principal, construir relações, comparações e explicações.
Nível 4: Localizar e organizar informações relacionadas em um texto, interpretar os sentidos em partes do texto, formulando hipóteses e avaliações.
Nível 5: Organizar informações contidas nos textos, inferir, avaliar criticamente um texto, demonstrando compreensão global e detalhada.
De acordo com os resultados obtidos no Pisa 2006, o Brasil ocupa o 50º na classificação por país, alcançando 392 pontos de média em leitura. Em relação aos sub níveis os alunos tiveram em média: 27,7 no nível 1, 25,3 no nível 2, 13,4 no nível 3, 4,7 no nível 4 e apenas 1,1 no nível 5.
Percebemos um desempenho muito ruim, dos nossos jovens que ficaram abaixo da média de paises como Chile, Uruguai e México.
Nesse sentido, ressalto a necessidade imediata de adotarmos uma pratica que sensibilize nossos professores das diversas áreas para a noção de que o desenvolvimento das habilidades de leitura é um objetivo a ser atingido pela escola nas várias áreas curriculares, oferecendo oportunidades para o aprimoramento de diferentes habilidades de leitura através do contato com uma maior variedades de gêneros textuais.
Prof Josué Cabral
Diretor NTE/Aquidauana

Nenhum comentário:

Postar um comentário