Cerca de 150 mil alunos participam nesta terça (22) e quarta-feira (23) de avaliações de desempenho com o objetivo de verificar a qualidade do ensino da rede estadual de Mato Grosso do Sul.
A avaliação, realizada pela secretaria de educação do Estado, acontece desde 2007. Neste ano irá abranger alunos dos 2º, 3º, 4º, 5º e 8º anos do ensino fundamental; os três anos do ensino médio e da primeira fase da Educação para Jovens e Adultos (EJA).
Os testes são elaborados com apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), de Minas Gerais.
Segundo a secretaria, a avaliação de desempenho de alunos é um processo intencional e necessário à melhoria do ensino e da aprendizagem, pois além de ser uma forma de prestar contas à sociedade do papel da escola como instituição de transformação social, promove modificações nas práticas pedagógicas, com vistas à necessidade de um melhor desempenho acadêmico do estudante, para viver na sociedade do conhecimento.
Os resultados dos testes serão publicados em março e ajudarão a identificar as principais dificuldades dos alunos e definir as modificações necessárias para alcançar as metas e qualificar o aprendizado dos alunos, principalmente nas séries iniciais de alfabetização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário