segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Radicais ou Racionais?
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
Feliz Natal
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Matricula Digital 2010
O processo de matrícula está dividido em duas etapas, que acontecerão em períodos diferentes, conforme cronograma de cada município. Os alunos que já estudam na rede estadual de ensino, deverão confirmar e renovar a matrícula entre os dias 25 de novembro a 06 de janeiro de 2010. A outra etapa são as matrículas novas, iniciam no dia 01 de dezembro.
Segundo a secretária de Estado de Educação, Maria Nilene Badeca da Costa, a matrícula digital facilita a quantificação das vagas e a padronização das matrículas. “A matrícula digital permite ao aluno a escolha de três opções de vagas (escola), sendo que a primeira é a prioridade. Alunos com necessidades especiais terão prioridade” afirmou a secretária de Educação.
Matrículas novas - O aluno interessado em estudar na rede estadual de ensino preencherá um cadastro para concorrer a uma vaga de qualquer computador conectado a internet seja em casa, na escola, no núcleo de tecnologia educacional sediado no município ou nas centrais de matrícula dos municípios, o aluno poderá requerer a vaga. O acesso levará ao programa Matricula Digital. Cadastros incorretos levam ao cancelamento da inscrição. O candidato com mais de uma inscrição prevalecerá a mais recente. Alunos com necessidades educacionais especiais deverão identificá-las para garantir a prioridade de vaga.
O programa Matrícula Digital existe em Campo Grande, Dourados, Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Ladário, Ponta Porã, Naviraí, Nova Andradina e Três Lagoas e, neste ano, estará também em Coxim e Terenos.
Por meio da Matrícula digital, serão atendidos 160.336 alunos em 162 escolas, correspondendo a 56% das matriculas da Rede Estadual de Ensino. Nos demais municípios o procedimento será o convencional.
A matricula digital facilitará a escolha da escola; os critérios são uniformes; oferece informações para o planejamento da rede; evita que pais e alunos tenham que percorrer escolas em busca de vagas e oferece à Secretaria de Educação a oportunidade de conhecer previamente a demanda. A rede estadual de ensino estará oferecendo vagas para o ensino fundamental, ensino médio e educação profissional.
CRONOGRAMA NOS MUNICÍPIOS DE AQUIDAUANA e ANASTÁCIO
Confirmação de permanência e matrículas:Alunos que irão permanecer na mesma escola em 2010 do dia 25/11/2009 a 06/01/2010.(Cronograma de alunos aprovados e reprovados a critério de cada escola)
Inscrição para alunos que pretendem mudar de escola e alunos novos:
1ª Pré- matrícula: 01/12/2009 a 08/01/2010
2ª Pré- matrícula: 10/01/2010 a 29/01/2010
Designação
1ª designação 10/01/2010
2ª designação: 31/01/2010
Matrícula
1ª matrícula: 11/01/2010 a 15/01/2010
2ª matrícula: 01/02/2010 a 05/02/2010
Início do ano letivo de 2010 : 08/02/2010.
Maiores Informações pelo telefone: 3241 1061 ou e-mail mdg_aquidauana@sed.ms.gov.br
Prof Josué Cabral
Núcleo de Tecnologia Educacional
Central de Matriculas
Estado terá nove escolas de ensino médio integral em 2010
Nove escolas estaduais devem oferecer o ensino médio em período integral em 2010. A ação será possível através de uma parceria do governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação (SED), com o Ministério da Educação (MEC), na implantação do Programa Ensino Médio Inovador.
A Capital já conta com a única escola estadual com ensino médio integral em Mato Grosso do Sul – a Amélio de Carvalho Baís, que funciona integralmente com recursos do Estado. Além desta, outra será implantada em Campo Grande; as outras sete ficarão nos municípios de Anastácio, Anaurilândia, Camapuã, Cassilândia, Coxim, Fátima do Sul e Nova Andradina.
Com o ensino médio em período integral, o governo do Estado investe na melhoria da qualidade de ensino por meio de inovações curriculares e metodologias diversificadas nas áreas do conhecimento. O ensino nestas escolas será fundamentado em bases científicas, tecnológicas e culturais. Estudantes matriculados nas escolas de ensino integral terão um aumento na carga horária para, no mínimo três mil horas, com 20% desta carga horária voltada para disciplinas optativas dentro do currículo.
A primeira
A Escola Estadual Amélio de Carvalho Baís começou a oferecer o ensino médio integral a partir deste ano, atendendo 195 alunos. A iniciativa da SED priorizou este nível de ensino para que os alunos da rede estadual pudessem competir em vestibulares e no mercado de trabalho com outros estudantes.
Nesta escola, os alunos têm aulas regulares no período normal e no contraturno recebem fortalecimento das disciplinas. Por exemplo, de manhã têm aula de química e à tarde, fortalecimento em química. Os estudantes do terceiro ano fazem cursinho no período da tarde, para assim formar alunos ainda mais competitivos para o mercado de trabalho e para os vestibulares. Além do reforço nas matérias escolares, no contraturno dessas escolas são ofereidas ainda atividades como esporte, dança e outros cursos.
Com a expansão desta modalidade de ensino nas escolas da rede estadual, a Amélio de Carvalho Baís deve passar a atender cerca de 350 alunos a partir do próximo ano.
Veja a lista de Escolas Estaduais que passam a ter o ensino médio em período integral em 2010:
EE Roberto Scaff – Anastácio
EE Guaicuru – Anaurilândia
EE Abadia Faustino Inácio – Camapuã
EE Manoel Bonifácio – Campo Grande
EE Amélio de Carvalho Baís – Campo Grande
EE Hermelina Barbosa Leal – Cassilândia
EE Viriato Bandeira – Coxim
EE Vila Brasil – Fátima do Sul
EE Austrílio Capilé de Castro – Nova Andradina
quarta-feira, 25 de novembro de 2009
Síndrome de Down com bastante capacidade de interação
Fazem parte desse grupo, e muitas vezes são excluídas do contexto Educacional regular, pessoas portadoras de uma doença genética chamada Síndrome de Down, que tem como principal característica à limitação em seu desenvolvimento motor, cognitivo e social, fazendo com que a educação e o aprendizado se torne uma atividade muito complexa, necessitando de cuidados especiais, ambientes propícios, materiais pedagógicos apropriados e sobretudo, professores capacitados.
A educação inclusiva, tem como principio básico, uma educação de qualidade para todos, onde juntos, independente de qualquer dificuldade, deficiências ou diferenças as pessoas possam ter o direito de apropriar-se de um ensino transformador e essa deve ser a saída para a educação dos portadores da Síndrome de Down.
Porem, seu processo de aprendizagem pode ser prejudicado por limitações genéticas , como doenças infecciosas recorrentes, problemas no coração, problemas na visão, audição e fala alem de algumas deficiências motoras.
Essas dificuldades especificas podem determinar um tempo de aprendizado diferenciado que deve ser levado em consideração para estruturar um programa educacional com vista a compensar diretamente cada individuo de acordo com seu potencial, procurando atendê-los nas suas dificuldades mas sempre criando novas formas de educar de acordo com a capacidade intelectual de cada um.
Esse processo de ensino deve ser iniciado a partir do nascimento, pelos pais, responsáveis em mostrar a necessidade de interação e integração ao seu meio social, fator fundamental no desenvolvimento intelectual dessas pessoas.
A escola inclusiva é imprescindível no processo de aprendizado visando um crescimento e desenvolvimento do portador da Síndrome de Down. Ela marca a saída do aprendizado familiar para o social e traz um mundo novo de informações e relações. A partir daí, adquirirão progressivamente conhecimentos cada vez mais complexos e indispensáveis para sua formação e total inclusão na sociedade.
Enfim, as interações escolares, desprovidas de qualquer preconceito, dos portadores da Síndrome de Down, dará direito a oportunidades iguais a pessoas que por um determinado motivo são excluídas do contexto social e proporcionará valores importantíssimos para uma vida estável, como aceitação, compreensão e afetos saudáveis, sentimentos verdadeiros que levarão a formação de uma personalidade completa e plena.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
Leitura x Letramento no Pisa
Com vista a levantar a dificuldades e situações de proficiência a leitura encontrada pelos jovens dos mais vários paises, foi criada uma avaliação Internacional, adotada pelo Brasil, denominada Pisa.
O Pisa avalia a capacidade de jovens usarem seus conhecimentos e habilidades para enfrentar os desafios da vida em sociedade e descreve, em uma matriz de referência, conhecimentos associados a habilidades que transpõem em escalas de níveis de leitura, ou de letramento, estabelecendo relações diferenciadas com o texto escrito, abrangendo informações específicas de compreensão, interpretação e de reflexão.
As provas de leitura são divididas em três sub escalas e em cinco níveis de proficiência, a saber:
Nível 1: Os alunos desse nível devem localizar informações explicitas em um texto, reconhecer o tema principal e a proposta do autor.
Nível 2 : Inferir informações em um texto, reconhecer a idéia principal, compreender relações, construir sentido e conexões entre o texto e outros conhecimentos pessoais.
Nível 3: Localizar e reconhecer relações entre informações de um texto. Integrar e ordenar varias partes para identificar a idéia principal, construir relações, comparações e explicações.
Nível 4: Localizar e organizar informações relacionadas em um texto, interpretar os sentidos em partes do texto, formulando hipóteses e avaliações.
Nível 5: Organizar informações contidas nos textos, inferir, avaliar criticamente um texto, demonstrando compreensão global e detalhada.
De acordo com os resultados obtidos no Pisa 2006, o Brasil ocupa o 50º na classificação por país, alcançando 392 pontos de média em leitura. Em relação aos sub níveis os alunos tiveram em média: 27,7 no nível 1, 25,3 no nível 2, 13,4 no nível 3, 4,7 no nível 4 e apenas 1,1 no nível 5.
Percebemos um desempenho muito ruim, dos nossos jovens que ficaram abaixo da média de paises como Chile, Uruguai e México.
Nesse sentido, ressalto a necessidade imediata de adotarmos uma pratica que sensibilize nossos professores das diversas áreas para a noção de que o desenvolvimento das habilidades de leitura é um objetivo a ser atingido pela escola nas várias áreas curriculares, oferecendo oportunidades para o aprimoramento de diferentes habilidades de leitura através do contato com uma maior variedades de gêneros textuais.
quarta-feira, 28 de outubro de 2009
Integração da Oralidade e escrita na Internet
Com uma linguagem peculiar, possibilita um tipo específico de comunicação. Delimita pessoas compartilhando um mesmo código de linguagem, e que ultrapassa apenas o fornecimento de conteúdos para formar relações simbólicas e culturais em uma nova sociedade.
Os usuários estabelecem relações com colegas reais e virtuais através de salas de bate-papo, e-mails, chats adequando a linguagem tradicional para uma comunicação cotidiana, caracterizada principalmente por uma mistura de códigos orais, escritos e icônicos.
Essa nova postura traz uma grande influência ao texto formal e muda o processo ensino aprendizagem levando a novas relações entre o campo oral e o escrito no gênero discursivo.
Isso se deve principalmente ao fato da sociedade mudar seu comportamento na busca pela possibilidade de uma maior interatividade e rapidez na troca de informações influenciada pela crescente globalização.
Dessa necessidade surge um novo gênero de discurso e de um novo tipo de linguagem, marcada pela oralidade que através de abreviações e a tentativa de adaptações na transmissão de emoções, remete a uma dialógica que adapta os textos à oralidade fornecendo características próprias, particulares que tem um sentido, uma função: A de levar a uma interação entre os homens.
Enfim, o tipo de linguagem que surge com a Internet pressupõe a principio a transposição da oralidade para a escrita. A linguagem enquanto fala transposta para uma rede interativa subsidiando uma sociedade em transformação e contrapondo um padrão formar que deve ser repensada a partir de questões que apontem para a reelaboração do formato do ensino formal em toda a sociedade.
Prof Josué Cabral
Diretor Núcleo de Tecnologia de Aquidauana
sexta-feira, 23 de outubro de 2009
Cinema e Vídeo na Escola
Diante dessa realidade a escola não pode de maneira nenhuma se abster dessa dinâmica e o processo de ensino deve acompanhar esses avanços adaptando-se as novas linguagens tecnologicas e a outros meios de se criar condição de conhecimento.
É nessa perspectiva que o cinema e o vídeo (DVD), figuram entre essas mídias como opção de um poderoso instrumento de apoio pedagógico em todos os níveis de ensino e para vários conhecimentos.
Notadamente o vídeo explora basicamente o ver. Nos mostra pessoas, cenários, cores, relações espaciais com imagens dinâmicas, muitos movimentos, alem de músicas diversas associadas às cenas que nos prende ao seu enredo do inicio ao fim. Leva-nos a uma comunicação sensorial - sinestésica, iniciando pelo sensorial, passando pelo emocional e intuitivo para atingir posteriormente o racional.
Porém, apesar do seu grande valor pedagógico não podemos utilizar um filme no cinema ou um vídeo na escola se não for de uma forma coerente e planejada. Temos que nos atentar as estratégias de aprendizado a serem utilizadas, para que essa valiosa ferramenta leve de fato o educando a produzir um conhecimento real e conseqüentemente uma mudança nas suas práticas cotidianas.
Algumas propostas para uma boa utilização dos vídeos em sala de aula são:
- Introduzir um novo assunto
- Ilustrar uma fala, mostrando e compondo um cenário desconhecido do aluno.
- Simulando conhecimentos e experimentos de uma determinada disciplina.
- Como próprio conteúdo de Ensino.
Além disso, ressalto a grande importância de se fomentar projetos de produção com vídeo. Os alunos de uma forma geral e sem distinção gostam muito de fazer seus próprios vídeos e postar nos sites de relacionamentos. Essa prática generalizada fora da escola deve ser usada e incentivada pelos professores como forma de produção educacional. A construção de pequenos vídeos tem uma dimensão imensurável, pois é moderna e lúdica. Torna-se uma experiência agradável, envolvente e única.
Podem ser feitos dentro de uma determinada disciplina ou mesmo por um projeto mais apurado e interdisciplinar.
Enfim, o trabalho com vídeo – cinema, poderá levar os alunos e professores a construir seus conhecimentos, além de apropriar-se na escola de tecnologias usadas em seu dia a dia para levar a uma aprendizagem plena.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
NTE de Aquidauana Participa de Formação do MEC
Além de várias autoridades em Educação à distância do MEC, se fez presente também a professora Elisabette Prado, autora do curso, que explanou sobre os principais objetivos do projeto pedagógico do Curso Elaboração de Projetos
Os formadores do MS, estiveram atentos às explicações e sob a Coordenação da Professora Aparecida Campos Feitosa SED/MS, planejaram sua oferta no Estado de Mato Grosso do Sul.
A comitiva foi composta por 43 pessoas e o Núcleo de Tecnologia de Aquidauana, entidade responsável pela formação e fomentação dos programas desenvolvidos pelo MEC, foi representado pelo seu Diretor, prof Josué Cabral e pelo professor Multiplicador Roberson Espíndola.
O Curso Elaboração de Projetos, também chamado PITEC (Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo), será oferecido pelo NTE Aquidauana a todos os professores das Escolas públicas dos municípios atendidos pelo NTE a partir de 2010.
Maiores informações no site: http://www.nteaquidauana.blogspot.com/ ou pelo telefone ( 67) 3241 1061.
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
O Gestar II é um programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, objetivando a melhoria do processo de ensino aprendizagem.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho.
Tem como base os Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática e de Língua Portuguesa dos alunos de 5ª a 8ª séries (6º ao 9º anos) do Ensino Fundamental.
A finalidade do programa é elevar a competência dos professores e de seus alunos e, consequentemente, melhorar a capacidade de compreensão e intervenção sobre a realidade sócio-cultural.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
II Seminário Estadual de Educação a Distâncica
terça-feira, 8 de setembro de 2009
ENCCEJA
Inicia nesta terça-feira (08/09) as inscrições para Exame Nacional de Certificação da EJA
O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos/Encceja consiste num instrumento de avaliação que possibilita ao candidato, que não teve oportunidade de acesso à escolaridade regular na idade própria, concluir a etapa de ensino no qual é ofertado.
Ao contrário das outras edições do exame, em 2009, o Encceja atenderá apenas a etapa de ensino fundamental, assegurando certificação aos candidatos que alcançarem a média mínima exigida nas provas de competências.
As disciplinas contidas em cada prova são: Prova I (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação), Prova II (Matemática), Prova III (Geografia e História) e Prova IV (Ciências Naturais).
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul estima que, no Estado, cerca de 25 mil pessoas façam o exame, uma vez que o número de municípios-polo de aplicação da prova foi ampliado. São eles: Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Aparecida do Taboado, Aquidauana, Bataguassu, Brasilândia, Bela Vista, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Caracol, Cassilândia, Chapadão do Sul, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dois Irmãos do Buriti, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Itaquiraí, Ivinhema, Jaraguari, Jardim, Jateí, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã, Porto Murtinho, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Sete Quedas, Sidrolândia e Três Lagoas.
A inscrição é gratuita e estará disponível, exclusivamente, na rede mundial de computadores - Internet, na página do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep – www.encceja.inep.gov.br/inscricao , a partir das 7 horas desta terça-feira, 8 de setembro, até 23h59 do dia 30 de setembro deste ano.
sexta-feira, 14 de agosto de 2009
terça-feira, 11 de agosto de 2009
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
Fundamentos de Louvor e Adoração
Quando Deus criou o homem no jardim do Éden, o criou para ter comunhão com Deus. Uma comunhão verdadeira, uma comunhão despretensiosa. A adoração começa num lugar secreto, intimo de comunhão com Deus. Sem essa disposição de estarmos presença de Deus, não existe seminário de adoração, não existe nenhuma fórmula que se possa ensinar na vida da igreja de como é a verdadeira adoração.
Adoração não tem nenhuma fórmula para se conseguir, a não ser estar na presença do pai, no lugar secreto em intima comunhão com Ele. Adoração é o homem em comunhão com Deus. É Deus no cair da tarde no jardim do Éden visitando o homem e a mulher que ele criou e chamando-os pelo nome. É isso que Deus deseja e essa é a verdadeira adoração a que Deus nos convida.
Precisamos ter um lugar secreto de comunhão com Deus, de intimidade. Um lugar onde ali a nossa vida é gerada, a onde a nossa vida é reformada, a onde a nossa vida é transformada, e curada por Deus. Onde as nossas mazelas, nossos problemas nossos pecados ficam diante do senhor no seu altar. Isso é adoração.
Começa com essa disposição de desejarmos parar o mundo, parar com a agitação, parar com que estamos fazendo, deixar as coisas passageiras e nos voltarmos para o eterno. 2 Co 4:18: “não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.”
Adoração é um convite de Deus para o eterno. Adoração é quando decidimos investir a nossa vida no eterno. E Parar para ouvir a voz de Deus, isso é o eterno. Todo o resto é passageiro, tudo tem um fim. Nossa própria vida aqui nesta terra tem um fim.
Em João 4:23: “ Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores.” Este texto é chave para a vida de adoração da igreja. E o primeiro princípio aqui é que Deus não procura adoração. Deus procura adoradores. Porque a adoração é um produto e adorador é uma maneira de ser. Deus procura o ser que adora e não o produto. O nosso enfoque deve ser no que é ser um adorador.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Homenagem ao meu Pai
Video montado em homenagem ao dia do pastor comemorado ontem, dia 26/07 pelos membros da Igreja Missionária de Anastácio.
segunda-feira, 13 de julho de 2009
quinta-feira, 9 de julho de 2009
O Núcleo de Tecnologia Educacional de Aquidauana juntamente com a COTEC/SED-MS, estará realizando no próximo dia 11 de julho uma reunião de trabalho com todos os professores lotados em Salas de Tecnologias.
Estarão presente alem dos técnicos do NTE e COTEC os professores dos municípios de Anastácio, Aquidauana, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda e Nioaque, totalizando 90 participantes.
O Evento acontecerá as 07h30min no Auditório da EE Cel. José Alves Ribeiro em Aquidauana e terá como Tema principal as Diretrizes de Trabalho para Salas de Tecnologias Educacionais da Rede Estadual de Educação de Mato Grosso do Sul.
A reunião é parte do Trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e Secretaria de Estado de Educação que tem investido na implantação e implementação das tecnologias nas escolas e no uso dessas tecnologias como ferramenta de apoio pedagógico às ações inovadoras dos professores, visando à melhoria do processo de Ensino e Aprendizagem.
Maiores informações no NTE Aquidauana pelos telefones: 0800 6472550 e (67)3241 1061.
sexta-feira, 19 de junho de 2009
quarta-feira, 17 de junho de 2009
TIC
INTEGRAÇÃO DAS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
Essa publicação, oferecida aos educadores brasileiros, dá relevo ao tema das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), a partir de uma seleção de textos publicados e séries produzidas pelo Salto para o Futuro, nos últimos anos.
A intenção da TV Escola, canal do Ministério da Educação, é incentivar os educadores a inserirem as TICs na educação, de forma crítica, criativa e cidadã.
A coletânea está dividida da seguinte forma:
1) Tecnologia, Currículo e Projetos;
2) Tecnologias na Escola;
3) Tecnologias Audiovisuais: TV e Vídeo na Escola;
4) Tecnologia na Educação de Professores a Distância.
O livro está disponível em versão digital, dividida nos seguintes arquivos:
a. Iniciais
b. Apresentação
c. Tecnologia, Currículo e Projetos
e. Tecnologias Audiovisuais: TV e Vídeo na Escola
f. Tecnologia na Educação de Professores a Distância
(*) Acesse aqui a versão integral em texto. -->
Palavras-chave: Salto para o Futuro, TV