quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Ambientes Interativos Virtuais


A sociedade atual passa por uma mudança drástica na forma de adquirir conhecimentos. A grande quantidade de informações disponíveis em todas as mídias, principalmente as digitais mudaram a forma de conceber educação e das pessoas se interagirem. Conhecimentos outrora presentes apenas nas escolas, hoje extrapola os limites escolares e são encontrados com facilidade nos diversos sites hospedados na grande rede, podendo ser acessados em residências, lan house, locais públicos de acesso gratuito e principalmente nas escolas. Além disso, as diversas formas como podem ser acessadas, principalmente com uso de uma infinidade de dispositivos móveis além da busca pela democratização do acesso a internet, mudou sobremaneira o jeito de conceber educação.
Em vista disso os ambientes interativos de aprendizagem surgem como uma das saídas para a nova educação.
Eles priorizam o trabalho em grupos, levam a construção de um determinado conhecimento através de um aprendizado colaborativo, incentivando a formação de  alunos ativos em detrimento de meros expectadores e receptores de conhecimentos.
Através de um bom planejamento é possível utilizar as mais diversas ferramentas e plataformas de aprendizagem disponíveis, dotadas de recursos cada vez mais sofisticadas.
As redes sociais como Orkut e Facebook, além de MSN, e-mail, blogs, chats, twitter estão entre as formas de adquirir conhecimentos, lembrando sempre que um bom planejamento é fundamental para alcançar o objetivo final.
Enfim, com uso coerente desses ambientes poderemos incrementar o processo de ensino e aprendizagem, aumentando o interesse dos nossos alunos pelos conteúdos e formando pessoas capazes de construírem seus próprios conhecimentos.

Prof Josué Cabral
Especialização Tecnologias em Educação
PUC RIO/ 2010


Nenhum comentário:

Postar um comentário