quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Gestão Pedagógica nas Escolas de MS com uso das Tecnologias

A partir do inicio da informatização escolar a parte administrativa, sobretudo as secretarias das escolas, receberam uma maior ênfase na aquisição dos computadores. Fazer documentos, cadastrar alunos, preparar os diários era a necessidade do momento.


Hoje, as escolas estão sendo aparelhadas e com a chegada de novas mídias voltadas ao atendimento do professor e o aluno, a parte pedagógica tem se tornada prioridade. Vários programas de informatização estão sendo implementados pelos Governos Federal e Estadual. A aquisição de computadores e o acesso a Internet de banda larga em todas as escolas publicas é uma meta para o ano de 2010. Buscam a partir dessas ações uma melhoria significativa na elevação do nível de aprendizado dos nossos alunos e sobretudo uma inclusão tecnológica completa nas escolas.

Diante desse quadro as tecnologias disponíveis trás ao gestor escolar um apoio fundamental e imprescindível no desenvolvimento do seu trabalho. Porém, o grande desafio é gerenciar cada vez mais de forma integrada a parte administrativa e a pedagógica. Não se pode pensar em escola separando esses dois segmentos.

A saída para o gestor enfrentar esse desafio será implementar ações em conjunto com toda a comunidade e estar atendo as diversas opções de programas de gestão tecnológica disponível no mercado.

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul, pensando nessa integração tem contribuído muito para esse fim. Com a implantação dos NTEs os professores multiplicadores dos mesmos acompanham e dão subsídios para a criação de projetos educacionais, tais como construções colaborativas, blogs, sites junto aos professores de Sala de Tecnologia e professores Regentes, para que haja uma integração real da tecnologia na parte pedagógica da escola, partindo da realidade de cada aluno e levando os mesmos a produzirem seus próprios conhecimentos.

Outra ação da SED foi à implantação de um sistema chamado de SGDE que fará com que a própria escola, com uso da Internet e de um banco de dados de todos os alunos da rede, faça o gerenciamento da vida escolar do aluno, desde a matricula, feita via Internet, até o controle de faltas e notas. O aluno, ou o responsável pelo mesmo, através do acesso com uma senha pessoal, poderá acompanhar toda sua vida escolar sem a necessidade de ir a escola.

Enfim, a gestão pedagógica com uso das tecnologias terá uma maior qualidade quando todos os segmentos da comunidade escolar estiverem trabalhando de forma integrada e criando condições para que o processo de construção do conhecimento do aluno seja completo.

Prof Josué Cabral
Curso Especialização Tecnologias na Educação
PUC RIO/ 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário