Planejar ações para atingir um determinado objetivo é próprio da atividade humana. Na nossa vida cotidiana, projetamos o tempo todo.
Ao levantarmos, já planejamos o que vamos fazer naquele dia. Reunião no trabalho, levar o filho para a escola, etc...
Como professores também planejamos nossas aulas, porém nosso planejamento continua voltado à prática pedagógica aprendida em toda nossa vida acadêmica e em experiências vividas em sala de aula. Continuamos com as mesmas aulas expositivas e sem nenhum atrativo para nossos alunos.
Contudo, a educação e a forma de ensinar, se vê diante de uma nova demanda e em uma situação que implica em uma mudança radical na nossa prática pedagógica.
Nossos alunos não conseguem mais ficar sentado em fila ouvindo por duas horas o professor falar sobre um determinado assunto sem que eles interfiram e coloquem suas idéias e pensamentos. Essa forma de aprendizagem é inadmissível nos dias atuais, onde a tecnologia e as informações estão presentes na vida secular de nossos alunos fazendo com que o professor deixe de ser o centro do saber.
O novo planejamento de ensino incide em uma proposta de trabalho que integre as diversas mídias, hoje presente em nossas escolas, e os conteúdos curriculares numa perspectiva de aprendizado, onde o aluno constrói seu próprio conhecimento a partir de uma situação problema levantado pelo grupo, aprenda fazendo e reconhecendo a própria autoria naquilo que produz.
A partir daí, o professor deixa de ser o centro da aprendizagem e passa a ser o mediador do conhecimento, com um papel fundamental de dar o norte ao aprendizado, questionando, orientando e criando situações para isso.
Estamos portanto diante da pedagogia de projetos, que ao ser adotada trará grandes benefícios à aprendizagem de nossos alunos que serão os criadores de conhecimentos, produzindo, criando relações, levantando dúvidas e reconstruindo o conhecimento.
Essa nova postura é um grande desafio para nossos professores, acostumados a trabalhar individualmente suas disciplinas e que a partir dessa pratica poderá proporcionar a integração entre os conteúdos das várias áreas do conhecimento com auxilio das mais diversas mídias.
Enfim, a mudança na prática pedagógica é totalmente possível e viável, mais requer uma nova postura em todos os níveis, pois seremos desafiados a buscar novas informações, discutir as idéias levantadas pelos nossos alunos nas pesquisas, adequar e integrar recursos tecnológicos, trabalhar interdisciplinarmente e desenvolver novas formas de interação com nossos alunos levando-os a uma educação de qualidade.
Prof Josué Cabral
Especialização Tecnologias em Educação
PUC RIO 2010
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